SEJAM BEM VINDOS!

sexta-feira, 27 de abril de 2012

Ontologia

Ontologia é a parte da filosofia que trata da natureza do ser, da realidade, da existência dos entes e das questões metafísicas em geral. A ontologia trata do “ser enquanto ser”, isto é, do ser concebido como tendo uma natureza comum que é inerente a todos e a cada um dos seres. Enquanto a epistemologia refere se ao conhecer, a ontologia refere se diretamente ao ser em sua essência. Atualmente, diz-se que a ciência pós-moderna possui vocação ontológica. Em vez de interferir nos aspectos externos com o objetivo de fazer da técnica uma extensão do homem a ciência pós-moderna passa a interferir diretamente nas suas características internas, na essência do ser, com o objetivo de remodelá-lo, aperfeiçoá-lo e, até mesmo, em certo sentido, “fabricá-lo”.

Principais vantagens da utilização de ontologias na Ciência da Computação:
  • Ontologias fornecem um vocabulário para representação do conhecimento. Esse vocabulário tem por trás uma conceitualização que o sustenta, evitando assim interpretações ambíguas desse vocabulário.
  •  Ontologias permitem o compartilhamento de conhecimento. Sendo assim, caso exista uma ontologia que modele adequadamente certo domínio de  conhecimento, essa pode ser compartilhada e usada por pessoas que desenvolvam aplicações dentro desse domínio. Para exemplificar, considere que exista uma ontologia para o domínio de livrarias. Uma vez que essa ontologia está disponível, várias livrarias podem construir seus catálogos usando o vocabulário fornecido por essa ontologia sem a necessidade de refazer uma análise do domínio de livraria.

Um comentário:

  1. Amiga Claudina,
    De acordo com o material da disciplina “Estudos Filosóficos” ontologia é um termo originário da filosofia grega.
    A ontologia se ocupa em estudar o ser, a realidade, a existência dos entes e das questões metafísicas em geral, ou seja, a constituição mais íntima do ser humano. Esse termo foi introduzido na filosofia por Aristóteles para desenvolver uma ciência do Ser.
    O termo tem o seguinte significado: Ontó = Ser e Logos = Conhecimento, ou seja, conhecimento do ser humano.
    Dessa forma pode-se afirmar que Ontologia é a parte da filosofia que procura construir um pensamento sobre o Ser, sobre o que as coisas são em sua essência e não de acordo com sua aparência.

    ResponderExcluir